ESQUERDA ALTERNATIVA LOGOWEB 012

III Assembleia da Esquerda Alternativa | 10h30, sábado, 2 de maio | Auditório do Metro de Lisboa, Estação do Alto dos Moinhos

Os ventos da esperança sopraram já na Europa da austeridade. Na Grécia, o povo levantou-se e elegeu um governo para enfrentar a Europa. Com um claro mandato de defesa dos direitos e de reconstrução da economia e do estado social, rompendo com a austeridade, sofre a maior chantagem de que há memória desde a entrada na União Europeia e luta todos os dias pela sobrevivência. Tendo toda a solidariedade para com o povo e o governo gregos, percebemos que é apenas o início e que essa transformação tem ainda de ganhar força e alastrar a mais povos para poder mudar o velho continente. É isso que vemos a acontecer na Irlanda e em Espanha, onde os partidos da esquerda alternativa estão a ganhar mais apoio popular e a juntar forças para vencer a austeridade. É nosso objetivo criar essa esperança também em Portugal.

Na IX Convenção do Bloco de Esquerda conseguimos fazer o que muitos consideravam impossível. Juntando forças com muitas e muitos camaradas na Moção E- Bloco Plural, demos vários passos no reforço do Bloco. Hoje temos um partido/movimento mais democrático e nas eleições regionais da Madeira rompeu-se o ciclo de derrotas eleitorais. A nossa ação foi determinante para este resultado. Mas é preciso fazer muito mais para recuperar com mais força a combatividade, a irreverência, a credibilidade e a criatividade. Juntos, conseguiremos.

O aproximar do ciclo eleitoral – com eleições legislativas, presidenciais e regionais açorianas – traz consigo a esperança de uma nova relação de forças que rompa com o nó institucional da austeridade que existe no nosso país. O Bloco de Esquerda tem de ser a alternativa que responda a essa expectativa com um programa claro contra a austeridade, capaz de recuperar a economia, defender o Estado Social e de rutura com o garrote do Tratado Orçamental. Seremos essa alternativa que impulsionará o movimento popular para desobedecer à Europa, lutando pelo referendo ao Tratado Orçamental, garantindo a força social necessária para romper com a austeridade e com as restrições europeias.

É com o desafio de reforçar o Bloco de Esquerda para ser essa alternativa de progresso que se convoca a III Assembleia da Esquerda Alternativa.

A Assembleia será no dia 2 de Maio, no auditório do Metro de Lisboa. São convidados para esta Assembleia todos e todas as camaradas com quem nos juntamos na Moção E – Bloco Plural, bem como todas e todos os aderentes do Bloco de Esquerda que assim o desejem.