26037935934 897d77a011 o

tese proposta à VII Assembleia da Esquerda Alternativa - 17 de março de 2018

 

I - Austeridade, doença crónica do capitalismo

  1. O bicentenário do nascimento de Karl Marx comemora-se num período ainda marcado pelos escombros da primeira crise global do capitalismo. A crise financeira de 2007/2008 é mais uma prova da genética do capitalismo identificada por Marx: as crises económicas são inerentes a este sistema económico. Dez anos volvidos sobre crise financeira, o sistema capitalista ainda anda à procura da saída de emergência.

18969767066 0438247aa9 o

tese proposta à VII Assembleia da Esquerda Alternativa - 17 de março de 2018

 

Uma pluralidade de sexos e géneros

  1. As formas de viver a sexualidade são principalmente sociais. O desenvolvimento humano afastou progressivamente a sexualidade da sua função meramente reprodutora para reinventar o sexo de diversas maneiras. Esse desenvolvimento humano conduziu ao sexo sem reprodução (graças aos contracetivos e a práticas sexuais não reprodutoras), e à reprodução sem sexo (como a fertilização in vitro ou outras técnicas de procriação medicamente assistida).
iv assembleia ea 2
VII Assembleia da Esquerda Alternativa
10h | 17 de março | sábado | Auditório do Metro de Lisboa

Regulamento da VII Assembleia | Proposta de Regimento da VII Assembleia

Camarada,

 

A Esquerda Alternativa apela à tua participação.

Nos últimos meses a EA organizou duas iniciativas nacionais de debate político muito participadas: o Encontro Marxista de Aveiro (IPDJ, 3-5 de novembro de 2017) e o Encontro Feminista 2018 (Biblioteca de Belém - Lisboa, 20 de janeiro).

O Encontro Marxista de Aveiro, dedicado ao tema dos 100 anos da Revolução de Outubro, contou com as/os oradoras/es: Catarina Martins, Luís Fazenda, Manuel Monereo (politólogo e deputado Unidos Podemos), Pedro Filipe Soares, Alberto Matos, Manuel Loff (historiador) e Joana Mortágua.

O Encontro Feminista 2018 contou com uma ampla discussão das teses "Feminismo, um sujeito político em progresso". O debate destas teses atraiu o interesse de ativistas feministas para além do Bloco de Esquerda.

No próximo dia 17 de Março será realizada em Lisboa a VII Assembleia da Esquerda Alternativa. Contamos com a tua participação em mais este momento de debate político e apelamos a que convides novas e novos aderentes a juntarem-se à Esquerda Alternativa e aos nossos debates.

 

Saudações bloquistas,

A Direção da Esquerda Alternativa